Um coletivo de pintura com cinco artistas plásticos de Braga criaram, este sábado, no Atelier/Estaleiro cultural instalado no Largo Barão de São Martinho, uma tela “solidária”, em interação com o público, que será leiloada e cujo provento reverte, parcialmente, para o Centro Comunitário de Prado, Vila Verde da Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Braga.
O coletivo envolve os seguintes artistas: Jerome Murcia, Manecas Camelo, Luís Mariano. Rafael Ibarra e Carla Gonçalves.
Jerome Murcia: Artista plástico de origem francesa, radicado em Guimarães. Tem desenvolvido a sua atividade em Braga onde realizou e dinamizou diversos projetos ligados às artes plásticas e entretenimento, co-fundador do projeto Atelier – estaleiro artístico.
Manecas Camelo: Master Ibérico em ‘El Dibujo e sus tecnicas de espresión’ pela Universidade de Valencia, Espanha, curso de Desenho e Pintura pela Escola Superior Artística do Porto e Design Industrial pela Escola Superior de Artes e Design do Porto. Executou desenhos/pinturas para a colecção de pronto a vestir do estilista Porto Riquenho Miguel Ângelo sob o tema ‘Cat people’ ,fundador da galeria aRTE D`ARTES em Braga e artista residente no Atelier – estaleiro cultural.
Luís Mariano: Pintor nascido no coração da cidade bracarense, filantropo e poeta.
Rafael Ibarra: Artista de origem mexicana, que nos ultimos três anos desenvolvido o seu trabalho entre Braga e México. Efetuou os seus estudos na Dirección Gráfica por el Centro Avanzado de Comunicación CADEC e o mestrado em Artes Visuais pela ENAP-UNAM (México). Participou em exposicões coletivas nos Estados Unidos, México, Inglaterra, Espanha e Portugal.
Carla Gonçalves: Licenciada em artes plásticas-pintura. Realiza trabalhos de fotografia, pintura e desenho em atelier próprio. Dá em diferentes espaços da cidade de Braga, formações e Workshops de artes plásticas, desenho, fotografia, ilustração, história da arte e cinema de animação.
No atelier estão, ainda, expostas dobras de Camille Murcia e de Erick Tapia.
Luís Moreira (CP 8078)