O espaço exterior do Altice Forum Braga recebe até 2 de Janeiro mais um Circo de Natal, que este ano junta a alegria da época à sensibilização dos mais novos para a importância da preservação dos oceanos.
Dirigido aos jardins-de-infância e das escolas do 1.º ciclo do concelho, mas também ao público em geral, o espectáculo ‘Oceanika Evolution Circus’ é uma “chamada de atenção” para preservação dos oceanos, construído a partir de uma história com a magia do Circo em que alguns dos melhores artistas internacionais procuram alertar crianças e adultos para uma problemática que deve ser explorada a partir da mudança de hábitos.
Trata-se de uma experiência artística e pedagógica aliada ao encanto da época natalícia, cuja abertura do Circo às escolas contou com a presença dos vereadores da Educação e do Ambiente do Município de Braga. Ao longo destes dias, são mais de 2.500 alunos que têm a oportunidade de viver a magia do Circo de Natal.
Para Carla Sepúlveda, este “é um momento de particular acolhimento das crianças que se viram privadas destas actividades especiais durante muito tempo”.
“Encaramos esta acção como uma espécie de início de uma nova fase que se quer mais ténue, apesar das medidas de segurança que têm de ser rigorosamente cumpridas. Aliamos a vertente pedagógica à lúdica na opção do espectáculo que apresentamos ao nosso público escolar e foi uma aposta ganha como demonstra a adesão da comunidade educativa”, referiu a vereadora da Educação, adiantando que, caso a situação pandémica o permita, esta actividade chega a cerca de 4.000 alunos do concelho.
EDUCAR PARA O AMBIENTE
Por seu turno, Altino Bessa destacou a aposta na sensibilização ambiental que esta iniciativa proporciona aos mais novos.
“Tentamos que todas as iniciativas levadas a cabo pelo município estejam revestidas de ensinamento e o Circo de Natal é só mais um exemplo. Acolhemos uma das maiores tradições desta época festiva com a vertente educativa bastante cimentada, com o objectivo de despertar as camadas mais jovens para a problemática da poluição dos oceanos e educar para a preservação e conservação destes”, explicou o vereador do Ambiente, salientando que esta edição do Circo é “transmissora de valores associados ao ambiente e à sustentabilidade”.
Esta retoma do Circo de Natal – que tinha sido interrompida devido à pandemia -, é também uma forma de anunciar um regresso paulatino à normalidade para o público em geral, mas, especialmente, para a comunidade educativa que aderiu “muito positivamente” à actividade.
Todas as normas definidas pela Resolução do Conselho de Ministros estão a ser cumpridas através do plano de contingência delineado para esta actividade.
Os bilhetes para o ‘Oceanika Evolution Circus’ podem ser adquiridos online em: https://ticketline.sapo.pt/evento/oceanika-evolution-circus-59579