A professora catedrática Clara Calheiros é reconduzida esta quarta-feira, como presidente da Escola de Direito da Universidade do Minho (EDUM), anunciou a Reitoria. A tomada de posse conta com o reitor António M. Cunha e decorre às 9h30, na sala de atos da EDUM, no campus de Gualtar, em Braga. Para o triénio 2017/20, Clara Calheiros tem como vice-presidentes os professores Cristina Dias, João Sérgio Ribeiro e Anabela Gonçalves.
Clara Calheiros é docente do Departamento de Ciências Jurídicas Gerais e investigadora do Centro de Investigação Interdisciplinar em Direitos Humanos. Fez o doutoramento em Filosofia do Direito pela Universidade de Santiago de Compostela, o mestrado em Ciências Jurídicas Empresariais e a licenciatura em Direito pela Universidade de Coimbra. Foi também vice-presidente da EDUM desde 2008 e integrou a direção de diversos cursos e comissões.
É autora e coautora de dezenas de publicações em revistas nacionais e internacionais e de livros como ‘Contrato de swap’, ‘Filosofia Jurídico-Política do Krausismo Português’, ‘La argumentación de los operadores jurídicos’ e ‘Para uma Teoria da Prova’.
A Escola de Direito da UMinho, instalada desde 2009 num edifício moderno do campus, conta com mais de mil alunos nacionais e estrangeiros inscritos em 13 cursos de graduação e pós-graduação. Abriu há um ano a licenciatura “Criminologia e Justiça Criminal”, que é considerada a mais procurada do país, segundo a Direção-Geral do Ensino Superior.
A Escola possui três centros de investigação nas áreas de Autarquias Locais (NEDAL), União Europeia (CEDU) e Direitos Humanos (DH-CII), bem como quatro revistas científicas, todas com colaboração estrangeira. Tem vindo a apostar na diversificação do ensino pós-graduado, na crescente internacionalização, no reforço da investigação e na interação com a sociedade.
Luís Moreira (CP8078)