Um carro foi colhido, esta quarta-feira, por um comboio em Barcelos O acidente provocou três vítimas mortais, uma criança, que terá entre 10 e 14 anos, o avô, 71 anos e a avó, 65 anos, confirmou José Simões, adjunto do comando dos bombeiros de Barcelos.
O acidente envolveu um comboio internacional que fazia a ligação entre Vigo, em Espanha, e o Porto.
A circulação no troço entre Barcelos e Tamel, na Linha do Minho, já foi retomada, garantiu fonte oficial da Infraestruturas de Portugal.
Todas as vítimas seguiam no mesmo carro. O condutor terá “desrespeitado a sinalização” da passagem de nível, afirmou fonte da GNR à Lusa. No comboio, onde seguiam o motorista e os passageiros, não houve registo de feridos. O maquinista vai ser ouvido para as autoridades de forma a apurar os contornos do acidente.
Segundo o Comandante dos Bombeiros de Barcelos, “o que se fala é que o senhor condutor terá contornado as barreiras para passar a passagem de nível”, declarou à CMTV. A mesma hipótese é confirmada por populares no local, afirmando que “as barreiras estavam fechadas quando o condutor do veículo ligeiro atravessou a passagem de nível”.
Também a Infraestruturas de Estradas garante em comunicado de imprensa que o acidente ocorreu numa Passagem de Nível automatizada, equipada com sinalização luminosa e meias barreiras, que “se encontrava em pleno funcionamento no momento do acidente”.
Contactada pelo Observador, a Comboios de Portugal (CP), operadora do comboio envolvido no acidente, afirma que a investigação está “entregue às autoridades competentes” e que “colaborará com todas as informações necessárias”.
Os corpos foram retirados da viatura às 11h30 e foram transportados para o gabinete Médico-Legal de Braga, para realização de autopsias. As vítimas, de Areosa, Viana do Castelo, seguiam na estrada nacional que liga Ponte de Lima a Barcelos.
De acordo com a página de Internet da Protecção Civil, às 11 horas, no local encontravam-se 26 homens apoiados por 10 viaturas.
Fonte oficial do INEM disse terem sido accionados para o local três ambulâncias de Barcelos, a Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) de Barcelos, bem como uma Unidade Móvel de Intervenção Psicológica de Emergência (UMIPE).
Foto: Hugo Delgado