A Autoridade Marítima Nacional recebeu esta sexta-feira duas embarcações salva-vidas semi-rígidas de terceira geração construídas pela empresa vianense Navallethes.
As embarcações SR45 e SR46 representaram um investimento na ordem dos 700 mil euros e foram entregues ao Instituto de Socorros a Náufragos para servir as capitanias de Aveiro e de Ponta Delgada, no Açores.
As duas embarcações, com 11 metros de comprimento e equipada com dois motores de 300 cv, destinam-se a apoiar actividades relacionadas com a salvaguarda da vida humana no mar, em condições ambientais adversas e severas.
Na cerimónia, que incluiu bênção das embarcações e visita a bordo, o vice-almirante José Vizinha Mirones considerou este um dia “extremamente importante” para a Autoridade Marítima Nacional enquanto entidade “que todos os dias contribui para a segurança dos cidadãos”.
O comandante-geral da Polícia Marítima disse que estas “excelentes” embarcações são “meios de altíssima qualidade” que permitem “robustecer” o dispositivo da AMN na “missão” de “proteger os portugueses”, esperando que a parceria com a Navallethes “venha a ter continuidade no futuro porque estimula a economia nacional e local”.
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, também destacou a “competência” da Navallethes, cujos desafios “têm sido concretizados com excelência”.
“A palavra que encontro é a confiança. Confiança numa relação próxima entre a Autoridade Marítima e o Município de Viana do Castelo e numa parceria entre esta entidade e uma empresa local cujo ‘know how’ permite abraçar os desafios que surgem”, considerou o autarca.
Fotos Autoridade Marítima Nacional