A Comissão Promotora de Homenagem aos Democratas de Braga promove no próximo dia 25, pelas 21h30, no salão nobre da Associação Empresarial de Braga uma conferência para debater os acontecimentos em torno do 25 de Novembro.
A organização refere em comunicado que, “considerando que esta data, tal como todas as outras, merece o escrutínio público, o debate será realizado com a presença de estudiosos e de militares, testemunhas vivas dos acontecimentos ocorridos há 48 anos” e cujos nomes serão divulgados oportunamente.
“A Comissão não tomará nenhuma iniciativa para comemorar aquela data, mas, tal como tem acontecido com todos os outros temas sobre os quais organizou conferências, desde há um ano a esta parte, a Comissão entende que é importante para a valorização do exercício da cidadania e para o esclarecimento, o debate em torno dos acontecimentos do 25 de Novembro de 1975, considerando esta data, parte integrante da história do 25 de Abril”, afirma a Comissão.
Esta iniciativa precede o próximo debate no âmbito do ciclo de conferências ‘Diálogos com a Democracia’, que continua a ser polémico entre académicos e militares. ‘25 de Abril: Golpe de Estado ou Revolução?’, junta os capitães de Abril David Martelo e Rui Guimarães, o então Alferes Artur Sá da Costa e o professor Lopes Cordeiro, da Universidade do Minho.