A Comissão Europeia aprovou uma candidatura para criação de um novo Centro de Investigação de Excelência em Medicina Regenerativa e de Precisão em Portugal, que terá sede na Universidade do Minho.
A Reitoria adiantou que o Centro, de grandes dimensões (em termos humanos e financeiros), resulta de uma parceria com o University College London (UCL) e mais quatro universidades portuguesas. Terá “um efeito estruturante na ciência portuguesa e será uma forte âncora adicional para o AvePark em Guimarães”.
A seleção para financiamento resultou de um processo de candidaturas altamente competitivo. Foram apresentadas ao concurso TEAMING, 170 candidaturas de diversos países da Europa, tendo, numa primeira fase, sido selecionadas 31. Destas, e após três anos de trabalho, só 10 foram selecionadas para serem financiadas por Bruxelas.
O ‘The Discoveries Centre for Regenerative and Precision Medicine’ é o único centro com sede em Portugal, que foi selecionado pelos avaliadores independentes nomeados pela CE, que investirá 150 milhões de euros na criação destes centros.
A Comissão reconhece assim “a ambição do projeto e a excelência e qualidade do consórcio e dos objetivos propostos”. A candidatura foi formalmente coordenada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), tendo a coordenação científica e liderança da sua preparação e da futura instalação do Centro sido delegada pela FCT na UMinho na pessoa do seu vice-reitor e diretor do Grupo 3B´s, um dos cientistas portugueses mais prestigiados, Rui L. Reis.
Tem como objetivo criar em Portugal um novo centro de investigação de excelência, multi-campi, na área de Medicina Regenerativa e de Precisão (The Discoveries Centre). O ‘The Discoveries Centre’ pretende focar-se em investigação multidisciplinar, que será traduzida em métodos inovadores para serem aplicados na prevenção e tratamento de doenças Músculo-esqueléticas, Neuro-degenerativas e Cardiovasculares.
O novo centro resulta de uma parceria entre cinco universidades portuguesas (Minho, Porto, Aveiro, Lisboa e Nova de Lisboa) e uma Universidade reconhecidamente das melhores da Europa e líder Mundial em Ciências e Tecnologias da Saúde, a University College London (UCL), do Reino Unido.
Luís Moreira (CP 8078)