Maria Inácia Rezola, Comissária Nacional para as Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, visitou esta quinta-feira a exposição ‘Dias de Abril’, que reúne na Praça- Mercado Municipal de Braga, trabalhos do fotojornalista José Delgado Fernandes.
Acompanhada pela vereadora Olga Pereira, Paulo Sousa da Comissão Promotora de Homenagem aos Democratas de Braga, e dos filhos do fotojornalista, Hugo e Gonçalo Delgado, também eles fotojornalistas, Maria Inácia Rezola ficou ainda a conhecer em mais pormenor o programa diversificado e extenso das comemorações que se prolonga até 2024.
As comemorações têm como intuito, afirmou Paulo Sousa, “conciliar memória e futuro e procurar, com pluralismo e inclusão, reforçar o vínculo de toda a sociedade com o regime democrático.
A identificação de muitos bracarenses, retratados no trabalho de José Delgado Fernandes, é um dos propósitos da comissão promotora que pretende registar o testemunho de quem viveu aquele dia histórico, para memória futura.
O trabalho do malogrado fotojornalista está dividido em duas partes, sendo que nesta exposição podem ser vistas as primeiras 25 de um total de 50 fotografias seleccionadas pelo filho Hugo.
A segunda parte do espólio do malogrado fotojornalista, será exposta em 2023.
SOBRE A EXPOSIÇÃO
José Delgado Fernandes retratou, como ninguém, as ruas de Abril onde o povo erguia a sua alegria, no dia seguinte à Revolução dos Cravos.
A sua sensibilidade e capacidade para reter os momentos cruciais, num período de exaltação e hino à Liberdade, fizeram dele um retratista de emoções que a história conserva e a memória não esquece.
A primeira parte do seu trabalho, composta por 25 fotografias, agora reposta, faz-nos percorrer a história de cidadãs e cidadãos anónimos unidos pela mesma vontade de marcar a diferença.
O fotojornalista deixa um legado que só faz sentido se cada uma e cada um, reconhecendo-se nas 25 fotografias, contribuir com o seu depoimento para memória futura.
Essa tarefa ajudará a compreender melhor os méritos do seu trabalho que fazem parte da história da Democracia em Braga.
BIOGRAFIA DO AUTOR
Nasceu em 1954 em Coimbra, mas foi em Braga, desde criança, que iniciou os seus estudos. A sua paixão pela fotografia começou cedo, tornando-se repórter fotográfico na imprensa nacional e regional.
Colaborou em diversas publicações universitárias. Participou em cerca de meia centena de exposições individuais e colectivas na área da fotografia e escultura desde 1973, com destaque para a Colectiva &; Arte no Claustro; Casa do Crivos; Encontrões da Imagem; – Braga; Bienal Internacional de Arte de Cerveira (1997 e 1999); Museu do Carro Eléctrico (1998); Biblioteca Professor Machado Vilela em Vila Verde, Biblioteca Municipal de Ponte de Lima; Instituto de Estudos da Criança; Parque de Exposições de Braga, entre muitas outras.
A exposição ‘Dias de Abril’ percorreu inúmeras instituições do distrito de Braga, passando por universidades, liceus, escolas, bibliotecas, museus e outros.