As cores da Ucrânia estão em destaque este ano na Solenidade do Corpo de Deus, isto porque a Câmara Municipal convidou a comunidade ucraniana que se encontra no concelho para participar na elaboração dos tradicionais tapetes floridos.
Em nota à imprensa, a autarquia confirma esta quarta-feira que o convite foi já aceite. E, assim, é a Ucrânia, através dos seus cidadãos que escolheram Caminha para se refugiar da guerra que ameaça o seu território e as suas vidas, a criar um tapete de flores, na zona fronteira aos Paços do Concelho, área que o município tem vindo a dedicar a convidados.
“Normalmente são municípios, mas este ano associamo-nos, também desta forma, à Ucrânia, manifestando mais uma vez a solidariedade do concelho”, afirma a Câmara.
Os tapetes floridos são uma das marcas do concelho de Caminha. O Executivo tem vindo a convidar outros municípios para participar na elaboração dos tapetes. Já aconteceu com Viana do Castelo, com a vizinha A Guarda, Sardoal, Ponta Delgada, entre outros.
Este ano é um pouco diferente. Neste momento, o concelho acolhe 28 famílias, num total de 78 pessoas. Mais de meia centena são adultos. Quanto aos mais novos, a maioria já está integrada nas nossas escolas e alguns dos adolescentes estão integrados no sistema de ensino à distância que o Ministério da Educação da Ucrânia.
No dia 16 Junho, a Solenidade do Corpo de Deus volta a ser marcada pelos tapetes floridos, que regressam às ruas de Caminha e de Vilarelho. Várias artérias das freguesias vão novamente ‘acordar’ vestidas com os extraordinários e originais tapetes floridos, elaborados pelos caminhenses e, desta vez, ucranianos, durante a noite.