Arrancaram esta semana os trabalhos de conclusão do segundo troço da Variante do Cávado, em Braga, numa extensão de 1.134 metros que vai permitir a ligação à freguesia de Frossos, anunciou a autarquia bracarense.
Em comunicado, a Câmara de Braga refere que a intervenção, no valor de 1,6 milhão de euros, inclui a regularização do Rio Torto, entre a rotunda da Avenida do Estádio e a Estrada Nacional 201.
“Esta variante, que na sua plenitude terá cerca de cinco quilómetros de extensão, será um elemento dissuasor do fluxo de trânsito no acesso à cidade e, ao mesmo tempo, uma alternativa para quem tiver que se deslocar para as freguesias de Frossos, Real ou Merelim, sem ter que passar pelo centro de Braga, nomeadamente pelo Nó de Infias”, explica Ricardo Rio.
O autarca adianta ainda que está já a ser elaborado o projecto que vai permitir a extensão da Variante do Cávado até à Freguesia de Ferreiros, nomeadamente à zona do ‘E. leclerc’.
“Com a extensão até Ferreiros, boa parte do trânsito será desviado do centro da cidade. Esta é uma obra que iremos concretizar no próximo mandato e que, a juntar à intervenção no Nó de Infias, constituirá uma verdadeira revolução em termos de mobilidade”, assegura.
A renaturalização do Rio Torto é outra das componentes da intervenção agora iniciada. Segundo Rio, a Câmara Municipal estabeleceu recentemente uma parceria com a Agência Portuguesa do Ambiente, que garante dois milhões de euros adicionais para a realização de uma intervenção mais alargada no rio.
A par da criação de passadiços e ligação de margens, percursos pedonais e zonas de lazer, a intervenção prevê a alteração do traçado da linha de água e a definição das baías de retenção/infiltração e açudes, a beneficiação de passagens hidráulicas, o prolongamento da descarga de efluente tratado e a estabilização das margens.