Braga volta a ser novamente este fim-de-semana palco do Concurso de Bandas Filarmónicas, que vai trazer ao Grande Auditório do Parque de Exposições mais de um milhar de instrumentistas.
A terceira edição deste certame confirma-o como um dos mais importantes deste género em Portugal, a par do reputado concurso de Vila Franca de Xira.
Para este ano estão apuradas 15 bandas filarmónicas, facto que torna esta esta edição a mais concorrida de sempre. Provenientes de diversas regiões de Portugal e também de Espanha. Organizada pelo município, a iniciativa conta com o apoio da InvestBraga, Conservatório Calouste Gulbenkian e Associação de Festas de S. João de Braga.
O concurso tem como objectivo “contribuir para o desenvolvimento das associações musicais do distrito, bem como auxiliar ao intercâmbio entre estas e outras filarmónicas do território nacional”.
As seis primeiras classificadas no concurso serão premiadas, sendo um dos prémios a participação nas Festas de São João de Braga do ano seguinte. A partir de 2016, o Concurso de Bandas Filarmónicas de Braga passa a ser a única forma de acesso das Bandas Filarmónicas à maior festa popular de Portugal.
O júri é constituído por cinco nomes creditados da composição e da interpretação musical, nomeadamente Fernando Marinho (Banda de Famalicão), Filipe Silva (Conservatório Calouste Gulbenkian), Rafael Agulló Albors (Banda e Escuela Municipal de Musica de Silleda – Pontevedra), Ilídio Costa (Maestro e Compositor) e João Manuel Duque (Universidade Católica Portuguesa).
Os Transportes Urbanos de Braga disponibilizam viagens de ida e volta a 1 euro nos dois dias. As partidas são na Avenida Central (IV) e na Praça Conde de Agrolongo (III) em direcção ao Parque de Exposições de Braga, no sábado das 14h15 às 23h15 e domingo das 10h15 às 18h45.
PROGRAMA
SÁBADO, 26 Praça da República
14h00 – Entrada das Bandas Filarmónicas no Centro Histórico
Grande Auditório do PEB
14h30 – Banda de Música de Belinho (Esposende)
15h30 – Sociedade Filarmónica de Vilarchão (Vieira do Minho)
16h30 – Banda Musical de Fajões (Oliveira de Azemeis)
17h30 – Banda Marcial do Vale (Santa Maria da Feira)
18h30 – Unión Musical de Valladares (Vigo – Espanha)
21h00 – Associação Cultural e Musical de Avintes (V. N. Gaia)
22h00 – Banda Musical de Lagares (Penafiel)
23h00 – Banda Musical de Arouca
DOMINGO, 27
Grande Auditório do PEB
10h00 – Banda União Musical Paramense (Espinho)
11h00 – Banda Filarmónica de Angeja (Albergaria-a-Velha)
12h00 – Banda Musical de Cabreiros (Braga)
Praça da República
14h00 – Entrada das Bandas Filarmónicas no Centro Histórico
Grande Auditório do PEB
14h30 – Banda Musical Leverense (V. N. Gaia)
15h30 – Banda de Música dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso
16h30 – Banda de Música de S. João da Madeira
17h30 – Banda dos Arcos de Valdevez
18h30 – Sessão Solene de Encerramento e entrega dos prémios
A entrada livre