Três anos de prisão por três roubos, com faca, no hipermercado Supercor, em Lamaçães. Braga. Ricardo André Gomes da Costa, de 28 anos, residente em Braga, entrou, em 17 de Junho de 2015, naquela superfície comercial e furtou vários artigos de higiene. Interpelado pela funcionária, que o viu sair sem pagar, pegou numa faca de cozinha e apontou-lha.
À tarde voltou a praticar furto idêntico e ameaçou os funcionários com a arma branca, dizendo “vou-vos matar a todos!”
No dia seguinte, regressou ao ‘local do crime’ e pegou em várias embalagens de gel de banho, saindo sem pagar. Mas foi detido por uma brigada da PSP.
Ricardo tinha já cinco condenações por furto, e condução sem carta, por crimes cometidos em Bragança, Vila do Conde e Porto. O que obrigou o Tribunal a dar-lhe três anos de cadeia efetiva por crimes de violência após subtração, dois de roubo e quatro de furto.
No Tribunal dizia-se que o condenado, um homem de origem africana que cresceu com um pai alcoólico, terá agido criminalmente para ser preso e ir para a cadeia…É que, “para quem é sem-abrigo e entra em desespero de vida, é melhor ir para a cadeia do que ficar cá fora, sem eira nem beira”.
Luís Moreira (CP 8078)