A GNR de Barcelos apanhou-os em flagrante delito quando tentavam rebentar a fechadura de um café do concelho. Era o segundo assalto dia. O trio foi agora julgado e condenado, no Tribunal de Braga, a penas entre quatro anos e dois meses de prisão e 480 dias de trabalho comunitário. Suspensas por igual período.
João Duarte Correia, de 27 anos, de Famalicão, Mateus de Azevedo, de 29 anos, residente no mesmo local e Rui Guedes da Silva, de Fão, Esposende, foram detidos pela GNR em Fevereiro de 2019, quando, pelas 02h20, e com recurso a um machado e uma marreta, se preparavam para entrar num café, sito em Bastuço, São João.
Horas antes, tinham usado as mesmas ferramentas para assaltar a Pastelaria Desejos, em Celeirós, Braga, tendo causado um prejuízo de 666 euros, com a destruição da montra, e mais 670 em tabaco e produtos de uma máquina de brindes.
O colectivo de juízes condenou o João Correia a quatro anos e dois meses e o Rui Filipe a três e três meses. O Mateus de Azevedo foi obrigado a trabalho comunitário, dado que apenas conduziu o carro. Suspendendo-lhes as penas. O Tribunal obrigou, ainda, os arguidos a tratamento médico às toxicodependências e ao chamado “regime de prova” do Instituto de Reinserção Social. E têm de pagar os prejuízos à pastelaria.