Termina, este sábado, na Escola de Psicologia da Universidade do Minho (EPsi), no campus de Gualtar, em Braga, a conferência ‘Crise Económica e Crime: De Norte a Sul do Globo. Esta iniciativa do Grupo Europeu para o Estudo do Desvio e Controlo Social reúne 150 especialistas de mais de 10 países, incluindo Austrália, África do Sul, Peru, Alemanha, Reino Unido e França.
Envolve mais de uma centena de comunicações sobre temas diversificados, como corrupção, crise financeira e austeridade, exploração laboral, pobreza, racismo, migração, colonialismo, crimes protagonizados pelos Estados e corporações, sistema prisional, consumo de drogas, delinquência, entre outros.
“Apesar de a crise ser um fenómeno global, os países do Sul da Europa foram particularmente afetadas. Em Portugal, por exemplo, a crise intensificou a pobreza, a exclusão e a emigração. Existem diferentes padrões de crise na Europa setentrional e meridional? Como promover a justiça social em tempos de crise? Como envolver os cidadãos na luta contra a violência do Estado? Este encontro procurará responder a estas questões”, realça Luísa Saavedra, professora da Escola de Psicologia da UMinho.
O Grupo Europeu para o Estudo do Desvio e Controlo Social nasceu em 1973, em Florença, Itália. Organiza desde então esta conferência anual em instituições de toda a Europa.
Luís Moreira (CP 8078)