Filipe VI, Rei de Espanha, assinou esta terça-feira o decreto de dissolução do parlamento e que marca as eleições para daqui a menos de dois meses. É a primeira vez em que os espanhóis são chamados novamente a votar, depois de as forças políticas não terem chegado a acordo na escolha do novo primeiro-ministro.
Além da data das eleições, o decreto estabelece o número de lugares por círculo eleitoral. Valência (nordeste) passa de 15 para 16 deputados e León (noroeste) de cinco para quatro, devido a alterações no censo da população.
A partir desta terça-feira, e depois de publicado no boletim oficial o decreto de marcação das eleições, é possível pedir para votar por correspondência. Os partidos têm até ao próximo dia 13 para comunicar candidaturas em coligação, sendo 23 de Maio o último dia para apresentar candidaturas.
De acordo com os prazos legais, que começam a partir desta terça-feira, a campanha eleitoral começa às 00:00 de 10 de Junho e termina a 24, seguindo-se a 25 de Junho o dia de reflexão e as eleições a 26.
FG (CP 1200) com TSF