O Conselho Local de Ação Social (CLAS) da Rede Social de Terras de Bouro analisou Projeto Radar Social, a Rede Social e a aprovou as obras de requalificação pedidas pelo Centro Social e Paroquial de Covide.
Presidida pelo presidente do município, Manuel Tibo, o conselho analisou e aprovou, por unanimidade, o parecer técnico do pedido apresentado pelo Centro Social e Paroquial de Covide para realização de obras de requalificação dos espaços exteriores do equipamento social, tendo em vista a apresentação de candidatura ao Aviso Norte 2030-2024-45-Infraestruturas e Equipamentos Sociais (ITI).
Na reunião foram ainda aprovadas as equipas para o projeto piloto Radar Social. O Projeto Radar Social, que teve início em finais de dezembro passado, prolonga-se até março de 2026
Foi, igualmente, aprovado o Plano de Ação, a desenvolver até março de 2026, tendo sido elencadas as diversas ações e atividades a implementar nas duas fases de intervenção.
“O Radar Social é um projeto estruturante na promoção da inclusão e da coesão social e territorial, concretizado através do desenvolvimento de um trabalho de parceria e de cooperação, de referenciação e de (re)conhecimento dos problemas de pobreza e exclusão social, em complementaridade e articulação com as instituições que compõem a rede de parcerias local”, explica a autarquia.
O Plano de Ação de 2025 da Rede Social foi apresentado ao plenário, destacando-se as principais ações, projetos e medidas previstos em cada pilar de ação estratégica, tendo, após votação, sido aprovado por unanimidade.
Este Plano de Ação integra e sistematiza 30 ações, projetos e medidas, a desenvolver de acordo com os pilares de ação e objetivos estratégicos definidos no Plano de Desenvolvimento Social 2024-2030, e dinamizadas pelos parceiros locais, “numa lógica de concertação de recursos e de oportunidades suscetíveis de gerarem impactos no território e de promoveram o crescimento inclusivo do concelho”.
Manuel Tibo deu conhecimento ao plenário da aprovação do Projeto CLDS 5GEIRA, no âmbito do Programa Contratos Locais de Desenvolvimento Social 5G, prevendo-se o seu início já na próxima terça-feira.