Parlamento Europeu distinguiu o Conselho Nacional da Juventude (CNJ) com o Prémio do Cidadão Europeu 2016. A proposta foi subscrita pelos eurodeputados do PSD José Manuel Fernandes e Carlos Coelho.
O Prémio do Cidadão Europeu criado em 2008, é atribuído anualmente pelo Parlamento Europeu, com o objetcivo de reconhecer actividades excepcionais desempenhadas por cidadãos, grupos, associações ou organizações nos domínios da promoção de uma maior integração dos cidadãos europeus, reforço do espírito europeu e no âmbito dos valores consagrados na Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia.
Para José Manuel Fernandes e Carlos Coelho este prémio “reconhece o mérito do trabalho desenvolvido ao longo dos anos pelo Conselho Nacional de Juventude onde estão representadas todas as organizações nacionais de jovens quer partidárias quer não partidárias e que se tem constituído como um parceiro das autoridades públicas e da sociedade civil em prol dos jovens portugueses”.
Os dois deputados do PSD propuseram o CNJ tendo em atenção o seu trabalho quer no plano nacional, quero no plano europeu e destacaram as iniciativas:
‘Rumo ao emprego jovem’ (que sublinha as oportunidades de entrada na vida activa), ‘Tu na Europa’ (campanha de sensibilização dos jovens para a participação na cidadania europeia), ‘ E se fosse eu’’ (sobre os refugiados, em articulação com o Alto Comissariado para as Migrações e a Plataforma de apoio aos Refugiados).
O júri europeu seleccionou, de entre os candidatos portugueses, o Conselho Nacional de Juventude e ainda o Dr. Tiago Pitta e Cunha.