O Consórcio Minho IN, que integra as comunidades intermunicipais do Alto Minho, do Cávado e do Ave, no total de 24 municípios minhotos, está presente desde esta quarta-feira na BTL 2016 – Feira Internacional de Turismo, no Parque das Nações, em Lisboa.
Até domingo, o Minho conta com um stand próprio, no espaço da Entidade de Turismo do Porto e Norte de Portugal, no certame, considerado o mais importante dedicado ao turismo que se realiza no país.
O Minho IN dinamiza o seu espaço através de um vasto programa de animação promovido em parceria com municípios, nomeadamente provas de vinhos verdes acompanhada por uma degustação de doces com base de laranja de Amares e de vinho de missa da Catedral, de Braga.
A promoção de eventos desportivos marca igualmente presença: o Peneda-Gerês Trail Adventure, o Trail World Championship e o Gerês Marathon’, de Terras de Bouro; o Campeonato do Mundo de Canoagem 2018, de Vila Verde; o Transcávado, que envolve todos os municípios do Cávado; o Ultra Trail da Geira Romanae e o Urban Fit 2017, de Amares.
Também o 15.º Encontro Luso Galaico de BTT, de Esposende, e o 5 Cumes e Trail Amigos da Montanha e ‘CSI, de Barcelos, são, entre outros, os eventos desportivos promovidos.
Aproximar o potencial turístico do território do Minho (natural, patrimonial, cultural, gastronómico) aos mercados e agentes do sector turístico, é um dos principais objetivos desta presença, permitindo assim, afirma o Consórcio Minho IN, “incentivar a atracção de novos turistas e visitantes, fundamentais para alavancar o desenvolvimento e o crescimento” da região.
O espaço Minho IN destaca “os principais factores que identificam e distinguem este território, numa lógica de afirmação desta região como destino turístico de qualidade”.
“Pretende-se, assim, obter escala e dimensão a partir da promoção e divulgação das complementaridades que os vários municípios apresentam e identificar factores que contribuam para o aumento da competitividade das empresas e da qualificação dos empresários locais”, sublinha o consórcio.
A pretende marcar uma nova etapa de desenvolvimento no âmbito da Estratégia de Eficiência Coletiva PROVERE Minho INovação 2016-2020, que elegeu o turismo como um sector estratégico para o desenvolvimento do território Minho, abrangendo, nomeadamente, os produtos ‘Turismo de Natureza/Náutico’, ‘Touring Cultural’ e ‘Enogastronomia’, complementados, de uma forma transversal, pelas apostas no marketing, comunicação e internacionalização e na inovação, qualificação e empreendedorismo’.