A Continental, em Lousado, Famalicão, foi distinguida como uma das 500 empresas mais sustentáveis do mundo em 2024, numa avaliação realizada pela revista Time e pela plataforma Statista.
A empresa, que obteve 61,39 pontos em 100 possíveis, ocupou o 265.º lugar na lista global e destacou-se na indústria automóvel, onde se encontra entre as dez primeiras classificadas.
No sector de pneus, a Continental alcançou o 2.º lugar, sendo uma das três fabricantes de pneus a figurar nesta prestigiada lista.
Este reconhecimento teve como base a análise de 5000 empresas, avaliadas por critérios como a intensidade das emissões, o consumo de energia e a utilização de energias renováveis.
Sobre a distinção, Jorge Almeida, director de Sustentabilidade da Continental Tires, afirmou: “Estamos muito orgulhosos pelo reconhecimento dos nossos esforços em prol da sustentabilidade. Continuaremos comprometidos em implementar soluções sustentáveis em toda a nossa cadeia de valor.”
Em comunicado, a empresa deu conta de que tem vindo a adoptar medidas inovadoras para reduzir o impacto ambiental ao longo de todo o ciclo de vida dos pneus, desde a produção até à reciclagem.
Um exemplo destacado foi a fábrica de Lousado, onde a produção de pneus já é neutra em carbono, graças à utilização de energia solar e renovável.
Além disso, em 2023, a Continental conseguiu reduzir o seu consumo de energia em cerca de 150 gigawatts/hora, o equivalente às necessidades energéticas anuais de 12.500 casas, e cortou 31.000 toneladas de emissões de CO2.