No âmbito do projecto CASA.R – Conversas Animadas Sobre Assuntos Relevantes, arrancou esta quinta-feira, em Barcelos, o ciclo de palestras do ano lectivo 2024/2025, com a novidade de este ano a iniciativa se alargar aos professores.
O primeiro tema desta nova temporada versou sobre Chat GPT, com a realização de dois workshops liderados pelos especialistas em Inteligência Artificial: Marco Bento, na sessão com alunos do Secundário e do Ensino Profissional, e Alexandre Torres, na sessão com mais de duas dezenas de professores.
Presente em ambas as sessões, a vereadora da Educação e Juventude, Mariana Carvalho, salientou o que, sendo a inteligência artificial uma nova realidade, “é muito importante que toda a comunidade educativa possa tirar proveito das novas ferramentas que são colocadas ao seu dispor”.
Tratando-se de um assunto de especial relevância que irá mudar a forma como nos relacionaremos com as mais diversas áreas de actividade, a inteligência artificial é definida como “a capacidade que uma máquina tem para reproduzir competências semelhantes às humanas como é o caso do raciocínio, a aprendizagem, o planeamento e a criatividade”.
Os dois especialistas alertaram para as virtualidades, mas também para os desafios/perigos que estas novas ferramentas potenciam, mas foram claros na mensagem de que “a inteligência artificial veio para ficar e mudará inevitavelmente a relação do homem com praticamente todos os sectores de actividade.
Segundo literatura do Parlamento Europeu, “a inteligência artificial permite que os sistemas técnicos percebam o ambiente que os rodeia, lidem com o que percebem e resolvam problemas, agindo no sentido de alcançar um objectivo específico. O computador recebe dados (já preparados ou recolhidos através dos seus próprios sensores, por exemplo, com o uso de uma câmara), processa-os e responde.
Os sistemas de IA são capazes de adaptar o seu comportamento, até certo ponto, através de uma análise dos efeitos das acções anteriores e de um trabalho autónomo.
IMPORTÂNCIA DA IA
Algumas tecnologias de IA existem há mais de 50 anos, mas o melhor desenvolvimento da capacidade de processamento, a disponibilidade de quantidades elevadas de dados e novos algoritmos permitiram grandes progressos da IA nos últimos anos.
A inteligência artificial é considerada primordial para a transformação digital da sociedade e tornou-se uma prioridade da UE.
Estão previstas futuras aplicações que poderão trazer mudanças enormes, mas a IA já está presente no nosso quotidiano.