O presidente da Câmara de Braga destacou a importância da cooperação entre os vários níveis de governação para enfrentar os desafios socioeconómicos e territoriais que afectam as comunidades.
Falando o seminário internacional ‘A governação multinível e as políticas de coesão: aliança de futuro?’, organizado pela Agência para o Desenvolvimento e Coesão, Ricardo Rio lembrou que os fundos europeus assumem “um papel crucial” no apoio à implementação de projectos que promovem a coesão económica, social e territorial, assegurando um desenvolvimento equitativo e sustentável para as regiões.
“Uma politica cooperação permite garantir a coerência entre os objectivos europeus e os desafios específicos de cada país, região ou cidade”, frisou.
O evento, que integrou um encontro de três dias dedicado aos Fundos Europeus e Coesão em Portugal, promoveu um debate sobre os desafios e oportunidades para a colaboração entre os diferentes níveis de governação – local, regional, nacional e europeu – no contexto das políticas de coesão.
Este seminário é parte do trabalho em curso para a segunda edição do Relatório Desenvolvimento & Coesão, um documento estruturado em torno de três temas principais: os processos de convergência e divergência nacional e regional; o posicionamento das regiões portuguesas na dupla transição climática e digital e os desafios demográficos associados; e a governação multinível como ferramenta para enfrentar estes desafios.
O seminário contou também com a presença de gestores, promotores de projectos financiados por fundos europeus e membros do Governo, numa agenda abrangente que incluiu apresentações de projectos, pitchs temáticos e vários debates relevantes.