O Coro de Pequenos Cantores de Esposende e o Coro Ars Vocalis fizeram recentemente uma digressão por Madrid, com passagem por Salamanca, onde se apresentaram na Catedral Velha.
Já na capital espanhola, os Coros assumiram a participação musical de uma celebração litúrgica na Catedral de Santa Maria Real de Almudena, sede episcopal da diocese de Madrid.
Realizaram também um concerto na Basílica de la Milagrosa, repleta de público, numa partilha musical com o Coro de Jóvenes de Madrid. Ambas as apresentações mereceram efusivos aplausos do público presente, onde os Coros apresentaram um reportório bastante diverso, com destaque para obras do compositor português Osvaldo Fernandes.
Com direcção musical de Helena Venda Lima, os Coros foram acompanhados por Diogo Zão no piano e órgão e ainda André Silva na percussão.
Para além da actividade musical, os cerca de 100 coralistas tiveram ainda a oportunidade de realizar visitas culturais aos principais museus, catedrais e outros monumentos de ambas as cidades.
Esta digressão permitiu a divulgação dos projectos fora de portas, onde se procurou estimular o contacto das crianças e jovens dos Coros com novas realidades artísticas, culturais e sociais, promovendo a motivação e o espírito de grupo e família, fundamentais no desenvolvimento deste trabalho.
Redacção