A Associação de Moradores do Bairro da Alegria volta a realizar a festa anual esta sexta-feira e sábado. A corrida de rolamentos, que se realiza pelo quarto ano consecutivo, é uma das principais actividades.
Os participantes percorrem o centro do Bairro, descendo a rua Quinta da Armada e terminam na rua Fernando Oliveira Guimarães.
“Esta corrida traz muita adrenalina e é um verdadeiro desafio à gravidade pela inclinação das ruas do Bairro da Alegria. No ano passado tivemos cerca de 30 participantes, de várias gerações e de ambos os sexos. Por isso é que voltamos contar com a ajuda dos alunos da escola primária do bairro que criaram o cartaz da corrida”, refere o presidente da Associação de Moradores do Bairro da Alegria, Sebastião Ribeiro.
A corrida de rolamentos decorre no sábado, a partir das 16h30. As inscrições têm um custo de inscrição de 7 euros (inclui seguro).
Todos os participantes recebem uma lembrança, havendo troféus para os vencedores de cada categoria: Tradicional, Alterado, Livre e Trike.
As inscrições podem ser realizadas por e-mail (a.m.b.a.onossobairrosomosnos@gmail.com) ou por inscrição online (https://forms.gle/39pn5whUCDS6Hn5M9)
A festa decorre no recinto da Escola do Bairro da Alegria. Ao longo dos dois dias há música e comes e bebes. O programa arranca na sexta-feira. Às 22 horas, há um concerto de Tony Costa.
No dia 3, às 10 horas, decorre a eucaristia em memória dos morados falecidos. A seguir há um piquenique partilhado. A partir das 16h30, hora de arranque da corrida de rolamentos, há porco no espeto, para o lanche e para alimentar os pilotos.
Há animação sempre durante o evento com os ‘Sinos da Sé’ e grupo de cavaquinhos ‘Augustinos’. A fechar a noite, como encerramento da festa, Leonel Figueiredo actua pelas 22h30
“Esta festa é um momento de reencontro dos alegrienses, muitos a viverem fora do país. O nosso trabalho não pára, pois existe ainda muito trabalho a realizar ao longo do ano”, completa Sebastião Ribeiro.