A Corrida do Porco Preto americanizou-se. Este ano a Associação de Festas de S. João adoptou o conceito americano da ‘Beer Mile’, uma competição em que os participantes correm e bebem cerveja ao mesmo tempo, mas à moda de Braga.
Complicado? Não. Trata-se de percorrer uma milha (cerca de 1,6 km) com um porco preto de cerâmica na mão, bebendo uma cerveja a cada quarto de milha (400 metros). A ‘prova’ está a marcada para as 23 horas de 17 de Junho, com partida da avenida da Liberdade.
“A corrida do Porco Preto veio para ficar. Este ano voltamos a reinventá-la, convocando todos os desportistas para que se inscrevam na corrida”, diz o presidente da Associação de Festas, Rui Ferreira, a propósito da “inovação”.
Recorde-se que após a primeira recriação da Corrida do Porco Preto, em 2014, criticada por muitos sectores da sociedade bracarense e defensores dos animais, a associação de festas reinventou no ano seguinte a corrida ‘histórica’ do suíno aos jogos tradicionais, e que agora ano chega ao programa sanjoanino em versão do país do Tio Sam.
A Corrida do Porco Preto – Beer Mile Edition contará com quatro categorias, dedicando uma aos participantes individuais do sexo masculino, outra ao sexto feminino, bem como a equipas masculinas e femininas, sendo a prova de equipas em formato de estafeta. Os vencedores, por categorias, recebem troféus e brindes sanjoaninos.
Porco Toninho de nomeado embaixador
O porco preto mais conhecido do país, o porco Toninho de Vilarandelo, Valpaços, é o embaixador da corrida. Conhecido pela forma como se salvou da morte, a estrela do Carnaval local vai desfilar no Cortejo Histórico que antecede a Corrida do Porco Preto, e promete assistir, da primeira fila, ao desafio ‘Beer Mile’.
A participação na Corrida do Porco Preto – Beer Mile Edition necessita de inscrição prévia que pode ser feita através do site oficial da Associação de Festas de São João de Braga (http://saojoaobraga.pt/corrida-do-porco-preto-beer-mile-edition/) e nos stands da organização das sanjoaninas durante as Festas de São João de Braga.
Tradição
A Corrida do Porco Preto, foi o elemento central do S. João de Braga nos séculos XVI e XVII, e que opunha moleiros e sapateiros que perseguiam o animal entre o monte Picoto e a ponte sobre o Rio Este.
Fernando Gualtieri (CP 1200)
Fotos: Gonçalo Delgado