Algumas dezenas de automobilistas associaram-se esta quarta-feira de manhã ao ‘buzinão’ contra o aumento do custo de vida com que o movimento os ‘Mesmos de Sempre a Pagar’ recebeu o Governo em Braga.
A comitiva de António Costa, que esta quarta se encontra no distrito bracarense no da iniciativa ‘Governo Mais Próximo’, que inclui a realização de uma reunião do conselho de ministros esta quinta-feira, ouviu o movimento a exigir “medidas contra o aumento do custo de vida, controlo dos preços, aumento dos salários e reformas, pelo acesso à habitação e defesa dos serviços públicos”.
“A crise não tocou toda a gente da mesma maneira, estamos todos no mesmo mar, mas não vamos no mesmo barco. Uns pagam e outros lucram e muito, vejam-se os lucros da GALP, do Pingo Doce, Sonae, da EDP, dos Bancos…”, diz o ‘Mesmos Sempre a Pagar’ em comunicado
Para o movimento, estes “aumentos selvagens” vão “ter efeitos nos custos dos transportes, nos preços dos alimentos”, enquanto o Banco Central Europeu “vai fazer a política do costume”: aumentar as taxas de juro para “salvaguardar o dinheiro dos ricos”.
“Os trabalhadores têm mais dias sem chegar o ordenado e os senhores do dinheiro estão a fazer desta crise uma nova oportunidade para espremerem ainda mais quem trabalha”, lê-se ainda no comunicado que termina defendendo que “se é necessário pagar a crise, então que se comece pela contribuição daqueles que em todas as crises se enchem à custa da desgraça da maioria”.
Fernando Gualtieri (CP 7889)