Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, destacou esta quarta-feira no XV Encontro COTEC Europa a cultura como o elo de ligação entre os diversos sectores da sociedade.
Falando na sessão de abertura da cimeira dedicada ao tema ‘A Cultura ao encontro da Inovação’ perante o Rei Filipe VI de Espanha e o Presidente da República de Itália, Sergio Mattarella, o autarca destacou “a capacidade de afirmação” da cidade em áreas diversas como o desenvolvimento económico, a atracção de talento e de investimento, a inovação, o empreendedorismo e a sustentabilidade, “tendo a cultura o elo de ligação entre os diversos sectores da sociedade”.
O encontro, que decorreu no Theatro Circo, a mais antiga sala de espectáculo de Braga, foi dedicado ao tema ‘A Cultura ao encontro da Inovação, e abordou questões estruturais no campo da inovação, cruzando cultura, negócios e economia, bem como criatividade e tecnologia, debatendo ainda as vantagens que uma relação mais activa com a cultura pode trazer para as empresas.
Organizados desde 2005, os Encontros COTEC Europa realizam-se anualmente em Espanha, Itália e Portugal e contam com a participação de líderes empresariais, decisores políticos e académicos de todos os sectores de actividade económica, bem como com a presença dos chefes de estado dos três países da Europa do Sul.
Estas cimeiras constituem-se como um espaço de debate e reflexão sobre o papel da inovação enquanto estratégia competitiva, e têm como principal objectivo o reforço da competitividade empresarial europeia.
Servem como uma plataforma de partilha de experiências e boas práticas, de procura de soluções para problemas comuns e de partilha de recomendações-chave num contexto europeu, bem como de fornecimento de contributos para a construção de novos blocos de pensamento estratégico para o caminho da competitividade, crescimento, inovação, inclusão e prosperidade da Europa.
Nos últimos encontros, realizados em Málaga, Nápoles e Mafra, foram discutidos os temas da Economia Intangível, da Administração Pública 4.0 e do Trabalho 4.0.
Fernando Gualtieri (CP 7889 A)