Entre os dias 1 e 4 de Setembro, a GNR e a PSP detiveram de 11 pessoas “por desobediência ao acatamento das ordens emanadas pelas forças de segurança”, registando ainda 304 contra-ordenações por “incumprimento das regras previstas” no âmbito da situação de contingência, lê-se em comunicado conjunto às redacções.
No que diz respeito às contra-ordenações as infracções mais frequentes foram o “incumprimento das regras de consumo de bebidas alcoólicas na via pública”, que totalizou 175 autos e a falta de “uso de máscara nos estabelecimentos, salas de espectáculos ou edifícios públicos”, registando 46 autos.
Para além destes, foram também levantados 25 autos por “incumprimento dos horários de funcionamento dos estabelecimentos”, bem como 24 autos por “incumprimento das regras de ocupação, permanência e distanciamento físico nos locais abertos ao público”.
Naquele período, foram ainda encerrados 21 estabelecimentos e suspensa a actividade de outros sete estabelecimentos, pelo incumprimento das regras de funcionamento (nomeadamente ao nível da possibilidade de abertura ao público, horário de funcionamento ou regras de permanência no espaço reservado a clientes), reporta o mesmo comunicado.