A Câmara de Braga reuniu esta segunda-feira com todas as juntas e uniões de freguesias do concelho, no sentido de articular procedimentos e partilhar informação no âmbito da implementação do Plano de Contingência municipal, para prevenção e controlo da infecção pelo Covid-19”, anuncia a autarquia em comunicado.
O encontro serviu, também, para apoiar as juntas e uniões de freguesias na elaboração dos seus planos de contingência.
Tendo em conta a exigência e especificidade da situação é evolutivo e de carácter operacional, o Plano de Contingência estabelece medidas de prevenção e resposta, nomeadamente de vigilância, controle de infecção, assistência, vigilância sanitária, comunicação de risco ou previsão de cenário de teletrabalho.
No encontro, que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho, e que contou com a presença do vereador Altino Bessa, da Protecção Civil Municipal, e do delegado de Saúde de Braga, foram explicados os procedimentos e o plano de orientações para fazer face à propagação do Covid-19.
O Plano de Contingência do Município de Braga tem por objectivo estabelecer medidas e procedimentos que permitam minimizar o impacto deste novo vírus, e dos efeitos na sociedade, com consequências no funcionamento de todos os sectores e actividades sociais, incluindo os considerados imprescindíveis à satisfação das necessidades básicas da população.
Neste encontro foram explicadas as medidas preparatórias, as reactivas ou de resposta (a executar em função da evolução da situação), a ser assegurada pelas estruturas e serviços do universo municipal, em estreita ligação com a Direcção Geral da Saúde.