O secretário-geral do Eixo Atlântico garantiu esta sexta-feira que a circulação do comboio Celta, que liga o Porto e Vigo, vai ser retomada no domingo por pressão daquela associação transfronteiriça face às dificuldades levantadas sobretudo pela espanhola Renfe. “Uma boa notícia”, diz a Câmara de Viana do Castelo.
“A ligação não é retomada pela sua importância, ou porque a Renfe acredite nela. A ligação só é retomada porque, nos últimos 20 dias, o Eixo Atlântico andou a fazer pressão. Escrevemos à Renfe. Fizemos contactos com a CP. Aceitaram retomar a ligação, embora com redução no número de viagens. A responsabilidade é das duas operadoras, mas principalmente da Renfe que não estava muito disposta a avançar”, afirmou Xoan Mao.
As ligações ferroviárias entre Portugal e Espanha estão suspensas desde 17 de Março, altura em que encerraram as fronteiras terrestres.
Apesar de terem sido reabertas as fronteiras terrestres no dia 1 de Julho, o serviço ainda não foi reposto, estando dependente de decisão das duas operadoras.
Xoan Mao alertou “os dois Governos para a necessidade de serem tomadas decisões sobre as duas companhias públicas para que situações como esta não voltem a acontecer”.
“Os Governos dos dois países têm de exigir às empresas públicas que isto não volte a acontecer e que a linha seja reposta nas condições em que funcionava antes da pandemia de covid-19. A pandemia não pode ser uma desculpa para se cometerem asneiras, por interesses económicos”, atirou.
Para Xoan Mao, o funcionamento da “única ligação ferroviária” entre o Norte de Portugal e a Galiza, região com mais de dois milhões de habitantes, tem de ser um dos temas da agenda da próxima Cimeira Ibérica.
“Isto é um assunto que tem de ser discutido na próxima cimeira ibérica para que nunca mais volte a acontecer. Estamos a falar de duas companhias públicas, propriedades de dois Governos, que colocaram todas as dificuldades ao retomar de uma ligação absolutamente essencial para as duas regiões. Estamos a falar de duas companhias públicas, propriedade dos Governos, paga pelos impostos dos contribuintes, incluindo os ordenados dos seus presidentes. Mesmo assim tivemos de estar a pressionar para que a ligação fosse retomada”, reforçou.
“BOA NOTÍCIA”
O presidente da Câmara de Viana do Castelo considerou ser uma “boa notícia” para o turismo e para o sector empresarial, apesar de admitir, numa nota enviada esta sexta-feira às redacções, que o comboio Celta funcionará “com redução no número de viagens”, depois de cinco meses de paragem devido ao fecho das fronteiras entre os dois países.
O autarca socialista José Maria Costa explicou, citado no documento, que a ligação “é fundamental para toda a dinâmica turística e empresarial do Norte de Portugal e da Galiza”.
“Era uma necessidade. Precisávamos de um comboio mais moderno, com melhores condições para os passageiros e com um tempo de viagem mais curto, mais adaptado ao século XXI, para nos dar garantias de uma boa ligação entre o Norte de Portugal e a Galiza”.
“Se a Galiza fosse um país, era o oitavo país no que toca ao destino das nossas exportações. É para lá que grande parte das nossas empresas do sector automóvel está a produzir peças e componentes”, insistiu.
HORÁRIO
Com partidas diárias, o comboio Celta, que é operado pela CP em conjunto com a Renfe, iniciou a sua actividade em Julho de 2013, assegurando uma ligação rápida entre Vigo e Porto, com paragens em Valença, Viana do Castelo e Nine.
Assim, a partir deste domingo, o comboio Porto-Vigo volta a funcionar, mas com metade das viagens, fazendo apenas as ligações que saem de manhã.
No sentido Porto-Vigo, o Celta número 421 vai partir de Porto-Campanhã às 08h13 e chegar a Vigo pelas 11h35 (hora espanhola); na direcção oposta, o Celta número 420 vai sair de Vigo às 08h58 (hora espanhola) e chegar a Porto-Campanhã pelas 10h20.
Esta ligação permite percorrer os 175 quilómetros que separam as cidades em duas horas e 15 minutos, quando anteriormente a ligação demorava mais de três horas.