A Câmara de Esposende aconselha os munícipes a respeitar as regras vigentes, podendo fazer romagem pessoal, dentro das determinações estabelecidas e lembra que devido aos constrangimentos da pandemia provocada pela COVID-19, não haverá as habituais romagens aos cemitérios, no dia de Todos os Santos, 1 de Novembro.
Em nota às redacções, a autarquia informa que, após contactos com as autoridades de saúde, nomeadamente o Delegado de Saúde, Aristides de Sousa, bem como com o Comandante Distrital de Operações de Socorro (CODIS) Hermenegildo Abreu, “não ocorrerá qualquer celebração no espaço dos cemitérios, sendo expectável que na quarta-feira seja emanada uma orientação nesse sentido, pelo Senhor Arcebispo D. Jorge Ortiga”.
Lembra ainda que os cemitérios podem estar abertos, desde que cumpram as seguintes regras: acesso a um máximo de cinco (5) pessoas em simultâneo por cada 100m2; uso de máscara; disponibilidade de gel desinfectante; recomendação de uso de material próprio (vassouras, baldes, etc.), não devendo haver partilha. A espera no exterior para a entrada no cemitério deve reger-se pelas regras de distanciamento social em vigor.
O município esposendense aconselha ainda que nos dias anteriores se realizem as tarefas de limpeza, minimizando-se, assim, o tempo de permanência nos cemitérios no dia de usual maior afluência.
Realça que “as presentes orientações são passíveis de alteração, na medida em que, a todo o momento, poderão vir a ser publicadas distintas medidas de abrangência nacional ou distrital”.
Recorde-se que a Conferência Episcopal Portuguesa (pediu esta segunda-feira que os cemitérios se mantenham abertos nos dias de Todos os Santos e de Todos os Fiéis Defuntos, a 1 e 2 de Novembro, desde que salvaguardadas as condições de segurança.