O Hospital de Braga tornou público um comunicado em que esclarece algumas informações que, ao final da tarde de domingo, corriam nas redes sociais, nomeadamente sobre a falta de equipamentos de protecção individual e da montagem de tendas no perímetro hospitalar. Tratam-se de fake news, ou notícias falsas.
“Neste momento, não está prevista a montagem de tendas no perímetro do Hospital de Braga”, assegura, lembrando que, desde sexta-feira, tem “um novo circuito e espaço para encaminhamento de casos suspeitos de Covid 19, com ligação directa a uma ala de internamento dedicada exclusivamente a estes casos”.
“A implementação desta medida assegura, nesta fase, as necessidades previstas de prestação de cuidados de saúde”, refere.
Aquela unidade hospital esclarece ainda que, relativamente aos equipamentos de protecção individual (máscaras e fatos), “as quantidades necessárias estão asseguradas de acordo com as recomendações da Direcção-Geral da Saúde”.
“O Hospital de Braga segue uma política de transparência para com a população que serve e todas as medidas tomadas, no âmbito do seu Plano de Contingência, tem sido constantemente partilhadas, pelo que sensibilizamos a população para que se informe sempre junto dos meios oficiais do Hospital”, lê-se no comunicado, que termina lamentando a publicação de fake news que só “contribui para o alarmismo social”.
Fernando Gualtieri (CP 8078)