Os jogos da I e da II Liga da próxima jornada vão ser realizados à porta fechada. A decisão foi tomada esta terça-feira depois da Liga de Futebol consultar todos os clubes e as autoridades competentes.
Deste modo, o SC Braga defronta no próximo domingo (15h00) o CD Santa Clara, nos Açores, sem público nas bancadas, o mesmo acontecendo com FC Porto-Famalicão (domingo, 20h00), o V. Guimarães-Sporting (sábado, 20h30), o Portimonense- Gil Vicente (sábado, 15h30) e o Boavista-Moreirense (domingo, 17h30).
Na 25.ª ronda do campeonato principal, o líder FC Porto visita o Famalicão, no domingo, um dia depois de o Sporting jogar no terreno do Vitória SC. O Gil Vicente vai a Portimão (sábado, 15:30), SC Braga desloca-se aos Açores, para defrontar o Santa Clara, (domingo, 15:00) e o Moreirense joga no Estádio do Bessa, contra o Boavista (domingo, 17:30).
Na base da decisão está o risco de aumento de casos de covid-19, que levou na segunda-feira o Governo a recomendar a suspensão de eventos em espaços abertos com mais de 5000 pessoas, e de eventos à porta fechada com mais de 1000 participantes, até ao dia 3 de Abril.
Ou seja, em causa está a jornada 25 dos campeonatos profissionais, que se realizam no próximo fim de semana.
Assim que na segunda-feira esta directriz do Governo foi conhecida, a Liga esteve em contacto permanente com os clubes e com a Direcção Geral de Saúde.
Em cima da mesa chegou a estar a possibilidade de a jornada ser adiada, mas em conjunto as entidades optaram pela realização dos jogos à porta fechada.
Um pouco por toda a Europa o futebol tem sido afectado. Vários jogos da Liga dos Campeões desta jornada são realizados à porta fechada, e nesta segunda-feira, a liga espanhola decidiu que as próximas duas jornadas realizam-se também sem público nos estádios.
Em Itália, o país europeu mais afectado com casos do Covid-19, as autoridades optaram, por medidas mais drásticas, com todos os eventos desportivos, incluindo os jogos de futebol, a serem todos cancelados até ao dia 3 de Abril.