O Cozido à Portuguesa, prato tradicional e repleto de sabores genuínos, é a estrela dos restaurantes de Ponte da Barca no ‘Domingo Gordo’, a 2 de Março, véspera da terça-feira de Carnaval.
Este evento marca o arranque dos Domingos Gastronómicos, uma iniciativa que destaca a riqueza da gastronomia local e convida visitantes a saborearem pratos típicos da região.
Augusto Marinho, presidente da Câmara Ponte da Barca, sublinha que esta iniciativa “promove a afamada gastronomia barquense” e também proporciona aos apreciadores da boa comida “a oportunidade de descobrir a beleza singular do concelho”, situado no coração do Parque Nacional da Peneda-Gerês, Reserva Mundial da Biosfera, classificado pela UNESCO.
São 12 os restaurantes locais – Casa do Destro, Churrasqueira Barquense, Emigrante, Jaime Gomes, Kibom, Lordelo, Novas Pontes, O Moinho, Santo António, Tasquinha das Delícias, Varela, São Martinho Lindoso – que se juntam à rota do bom gosto, oferecendo durante seis domingos ao longo do ano uma selecção dos melhores pratos da região, como a Lampreia, a Posta Barrosã, o Cabrito à Serra Amarela, o Naco à Terra da Nóbrega e o Sarrabulho.
Estas iguarias são acompanhadas pelos (excelentes) vinhos da região, complementando a experiência gastronómica dos visitantes.