A Cruz Vermelha de Braga arrebatou uma menção honrosa na 4.ª edição do Prémio BPI Seniores dedicado a instituição de que promovem a inclusão social e o envelhecimento activo de pessoas com mais de 65 anos.
Ao prémio promovido pela instituição bancária, com um montante global de 600 mil euros, concorreram 29 instituições que apresentaram 548 candidaturas, tendo o projecto ‘Seniores em Rede’ da CVP bracarense conseguido uma menção honrosa.
O projecto da Cruz Vermelha Portuguesa é, explica a instituição, “ uma iniciativa focada nos seniores em risco de isolamento social e emocional que vivem nas freguesias urbanas da cidade” que se concretiza através da “ intervenção de uma rede de voluntários com competências comunicacionais e matitudinais, assentes numa perspetiva biopsicossocial”, com o recurso a actividades de “socialização e animação, em grupo e individualmente, no domicílio dos seniores”.
Os beneficiários, ao participarem no planeamento, constituem uma parte activa da intervenção, implementação e avaliação das actividades desenvolvidas pelo projecto e integrando a equipa de voluntários que realiza as visitas domiciliárias.
Esta rede constituída por voluntários mobilizados junto da comunidade e voluntários seniores complementar o apoio efetuado pelo SAD (Serviço de Apoio Domiciliário) ao nível das Actividades Básicas de Vida Diária e das Atividades Instrumentais da Vida Diária (AIVD) dos idosos.
FG (CP 1200)