A Braval é coordenadora da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos (SEPR), que sob o tema ‘Dá-lhe uma nova vida!’, decorre entre este sábado e 26 de Novembro.
Pedro Machado lembra que na à área de abrangência da Braval (Braga, Póvoa de Lanhoso, Vieira do Minho, Amares, Vila Verde e Terras de Bouro) foram registadas 39 acções, por 15 entidades, um número superior a 2016 (29 acções, por 6 entidades).
“A Semana Europeia da Prevenção de Resíduos é um projecto de nível europeu cujo principal objectivo é sensibilizar a população para a problemática dos resíduos, em particular a prevenção, com diversas acções, propostas e desenvolvidas por associações, escolas, empresas, organismos públicos ou cidadãos individuais”, explica o director-geral executivo da empresa intermunicipal, referindo que “ estas acções visam ajudar a compreender o significado da prevenção de resíduos e a motivar a responsabilização de cada cidadão”.
BRAGA
Em Braga, no sábado realiza-se o BUM – Braga Urban Market, uma iniciativa já existente, mas que vai de encontro ao tema de 2017, centrado na reutilização, no dar uma nova vida aos objectos. A Braval está presente, sensibilizando a população e oferecendo kit’s ecoponto aos vendedores do BUM.
No dia 25, a Braval leva a cabo, mais uma acção da SEPR, o Dia Aberto, recebendo no Ecoparque Braval quem estiver interessado em conhecer o destino dos resíduos, oferecendo um kit ecoponto aos inscritos que devem levar resíduos recicláveis. Os lugares são limitados e carecem de inscrição prévia.
Para além da Braval, participam como proponentes de acção, no concelho de Braga: o departamento de Ambiente do Município de Braga, com várias acções na Câmara Municipal e uma parceria com a Associação Comercial de Braga, ‘Embrulhe, pf!””, através da qual os restaurantes são desafiados a oferecer as sobras, durante a SEPR, aos seus clientes.
A Quinta Pedagógica de Braga realiza workshops de reutilização de resíduos e a Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, com uma semana de actividades dedicado aos resíduos.
Também a EB23 de Tadim, onde para além de uma acção de sensibilização da Braval, realizar uma campanha de angariação de bens para instituições de solidariedade, dando-lhes ‘uma nova vida’, tal como o agrupamento de Escolas Sá de Miranda. Na EB23 Mosteiro e Cávado, realizam-se várias acções de sensibilização para a redução e reutilização de resíduos.
No dia 25, a AMO Braga organiza uma acção de limpeza durante uma caminhada pelo monte do Sameiro e Falperra, com ponto de encontro às 09h30, no Bom Jesus.
VILA VERDE E AMARES
No concelho de Vila Verde, participa o município, com acções na Loja Social, promovendo a angariação de bens usados e utilização dos contentores para têxteis e um workshop de reciclagem de papel.
A EB23 de Ribeira do Neiva promove uma semana dedicada à reutilização de resíduos e sensibilização da comunidade escolar, que inclui uma visita ao Ecoparque Braval.
A Casa do Conhecimento propõe a realização de uma oficina de resíduos electrónicos, que combina a reutilização de resíduos, a electrónica e a programação.
No concelho de Amares, a EB23 de Amares promove também uma troca de livros usados.
PÓVOA DE LANHOSO
No concelho da Póvoa de Lanhoso, decorrem acções propostas pela Santa Casa da Misericórdia, com a elaboração de um panfleto a distribuir no Jardim de Infância e a construção de uma maquete com resíduos. Na EBI do Ave é realizado um workshop sobre compostagem doméstica. Ainda na EB23 Gonçalo Sampaio, os alunos foram convidados a levar livros usados, recebendo uma senha e, durante a SEPR, podem trocar a senha por outro livro, promovendo a reutilização.