A Uber está a partir desta terça-feira disponível na cidade de Guimarães. De acordo com a empresa, a Cidade Berço do país conta agora com a opção de viagem mais económica do serviço – a UberX.
A chegada da Uber em Guimarães ocorre na véspera da votação, em sede de especialidade, do regulamento para o transporte de passageiros em veículos descaracterizados. A chamada ‘Lei da Uber’ é discutida na quinta-feira na comissão parlamentar de Economia, Inovação e Obras Públicas e visa dar enquadramento legal à actividade de plataformas como Uber, Cabify e Taxify.
Além de Braga e Guimarães, a Uber está presente nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto. Desde que chegou a Portugal, em Julho de 2014, a aplicação já foi descarregada mais de 1,3 milhões de vezes.
De acordo com o estudo da Deloitte, a actividade da Uber permitiu criar 5300 postos de trabalho na cidade de Lisboa, o que representa cerca de 22% da criação de emprego no sector de transporte de passageiros entre 2014 e 2016. O documento diz ainda que o impacto económico de 2017 poderá duplicar para cerca de 235 milhões de euros em 2020 e para cerca de 10 100 oportunidades de emprego no mesmo ano.
Com a chegada da Uber a Guimarães, a empresa passa a cobrir cerca de 53% da população portuguesa estando presente em 18 das 20 maiores cidades do país.
FG (CP 1200) com Dinheiro Vivo