O Hospital de Famalicão, do Centro Hospitalar do Médio Ave, continua a transferir doentes para vários hospitais do país, cinco deles esta terça-feira para o Hospital de Santa Maria, em Lisboa.
Já no fim-de-semana outros cinco doentes foram transferidos para Coimbra.
A lotação da unidade hospitalar de Famalicão explica esta decisão.
Depois de transferidos cinco doentes para Coimbra, no decorrer do último fim de semana, esta terça-feira foram transferidos outros cinco para o Hospital de Santa Maria.
Estes doentes foram transferidos no âmbito do protocolo entre o Serviço Nacional de Saúde (SNS) para aliviar enfermarias face à covid-19.
A rádio Cidade Hoje adianta que é espectável que estas transferências continuem nos próximos tempos.
A mesma rádio dá conta de 22 utentes e 13 funcionários da Casa de Giestais, da Associação Teatro Construção (ATC), infectados com a covid-19.
Depois de quatro utentes apresentarem sintomas na passada quinta-feira, a instituição determinou a realização de testes que se confirmaram positivos.
Entretanto, de imediato a ATC colocou em prática o plano de contingência, que incluiu a testagem aos restantes utentes e funcionários.
Os resultados chegaram à ATC este domingo, assinalando 35 casos positivos (22 utentes e 13 funcionários), na sua grande maioria assintomáticos.
Francisco Melo, director-geral da instituição de Joane, confirmou à Cidade Hoje, que todos os doentes se encontram bem e que a situação determinou a reorganização dos serviços e espaços, estando a Casa de Giestais a funcionar dentro da normalidade possível, apesar das circunstâncias.
A situação está em constante monitorização e acompanhamento, segundo o plano de contingência da ATC, bem como pelas autoridades de saúde.