O presidente do PSD de Vila Verde e também deputado, Rui Silva, vai questionar o Ministro do Planeamento e Infraestruturas sobre as razões da não inclusão de Vila Verde no Plano de Intervenções a Parques Industriais apresentado pelo Governo.
“Iremos questionar e defender tenazmente os interesses dos vilaverdenses e não permitiremos que, por parte do Governo PS, se continue a obstaculizar o desenvolvimento da nossa terra”, frisa.
Em comunicado, Rui Silva manifesta a sua “indignação”, uma vez que o plano de intervenção “consagra vias com mais de 7 kms, com investimentos superiores a 28 milhões de euros que permitiriam, não só a construção da Variante a Vila Verde, como também os acessos ao Parque Industrial de Oleiros”.
O social-democrata vilaverdense diz, no entanto, que foi “sem surpresas” que recebeu a notícia de que as candidaturas apresentadas por Vila Verde não foram contempladas.
“São bem visíveis os critérios de não inclusão, uma vez que, das 12 intervenções planeadas, mais de 80% são em Câmaras do PS”, aponta, criticando o Governo de “desprezar o trabalho” da autarquia de Vila Verde no que respeita à atracção de investimentos e à localização de novas empresas e unidades industriais no concelho.
Para Rui Silva, “torna-se totalmente pertinente a pressão e a exigência feita por parte dos deputados do PSD, da Câmara de Vila Verde e dos presidentes de Junta atravessados pela EN 101. Não menos pertinente é a posição dos senhores empresários instalados no PI de Oleiros, que falam da urgência na criação de melhores acessos”.
O Ministério do Planeamento e Infraestruturas, liderado pelo Ministro Pedro Marques, apresentou um novo plano de investimentos em rodovias e infraestruturas que irá movimentar um total de 180 milhões de euros até 2021.
O Programa de Valorização das Áreas Empresariais prevê a realização de intervenções para criar ou melhorar as ligações entre doze zonas industriais ou parques de negócios e a rede rodoviária principal, incluindo também investimentos para a criação ou melhoria de algumas dessas zonas ou parques.
Já esta quarta-feira, o presidente da Câmara de Vila Verde, António Vilela, disse que a autarquia vai pedir explicações ao Governo sobre a exclusão do concelho das obras anunciadas para beneficiação de áreas empresariais.
RRC (CP 10478)