Foi no âmbito de uma sessão, inserida no Parlamento dos Jovens, realizada na Escola Básica de Ribeira do Neiva, que o deputado do PSD, Rui Silva, defendeu a necessidade de se alterar a Constituição da República para que a delegação de competências nos Municípios possam ser efectivas.
“Numa altura em que a grande discussão é a descentralização de competências para os Municípios nas áreas da Educação, Saúde e Segurança Social terá que haver uma alteração da Constituição para que elas sejam efectivas”, defendeu o deputado que apelou “à participação” dos alunos: “devem ser agentes de mudança enquanto cidadãos desde já e não só quando tiverem 18 anos. Porque vocês conhecem a realidade do terreno onde estão inseridos. Quando criticamos devemos apresentar, em simultâneo, propostas de mudança para o futuro”.
Numa conversa que abordou vários temas não só ligados à educação, mas também ao emprego, segurança social e intervenção cívica, Rui Silva lembrou que “vocês podem ir às Assembleias de Freguesias apresentarem as vossas propostas, podem ir à Assembleia Municipal e falar dos vossos problemas. Não se sintam excluídos da participação pública”. No entanto, para isso é necessário estar preparado: “os jovens não serão o futuro se não estiverem preparados, se não lerem, não dialogarem, não ouvirem, não estudarem, se não falarem e isso não se faz no Twitter ou no Instagram com 132 caracteres”.
O deputado não teve dúvidas em dizer que “metade das responsabilidades do actual estado do país também é vossa porque se demitiram do vosso papel, porque preferem ficar à lareira ou no computador e deixam que outros, que muitas vezes não conhecem a vossa realidade tomem decisões que não são as melhores para vocês”.
Rui Silva defendeu ainda cursos superiores indo ao encontro das necessidades das empresas e exames nacionais levando em conta as especificidades dos territórios.
P.A.P. (CP 9420)