Os deputados do PSD eleitos pelo círculo de Braga temem que o atual Governo das ‘esquerdas’ queira aplicar a mesma receita com que brindou o ensino privado associado ao Estado às parcerias existentes na área da saúde, em prejuízo dos utentes. Os parlamentares visitaram o hospital e a InvestBraga.
“Estamos muito preocupados! O Governo não quis renovar o protocolo com o Hospital de Braga para o tratamento medicamentoso de 800 doentes da área do HIV e da esclerose múltipla, pondo em causa a sua saúde”, afirmou o deputado Hugo Soares, no final de uma visita dos parlamentares ao Hospital de Braga.
A reunião de trabalho, onde foi entregue um livro com as 222 propostas do PSD para o Plano Nacional de Reformas, envolveu, ainda, os deputados Jorge Paulo Oliveira, Emídio Guerreiro, e Laura Magalhães.
Hugo Soares lamentou a forma como o Governo olha para as parcerias estratégicas com os privados que prestam serviço público, como se viu com as escolas e sublinha que “os partidos que sustentam o governo já vieram dizer que querem aplicar à saúde a mesma receita que usaram na rede pública escolar, mesmo nos casos em que, manifestamente, o serviço dos privados é mais barato e tem mais qualidade do que o do Estado.
“Estamos a voltar 40 anos atrás, pois pensávamos que esta discussão já estava feita”, considerando que os partidos radicais que suportam o Governo estão a impor a estatização de todos os serviços Os parlamentares estiveram, de seguida, na Start Up Braga, que visitaram acompanhados pelo seu gestor Carlos Oliveira, que anunciou a criação, em setembro, de mais cem postos de trabalho, por via do investimento de uma multinacional.
O gestor sublinhou que está a ser cumprida a meta de 500 empregos anuais a que se comprometeu quando tomou conta da Invest em 2015. “Será difícil mas vamos tentar cumprir este objetivo, no futuro”, disse.
Na ocasião, o deputado Hugo Soares congratulou-se com o labor da Invest e enalteceu o trabalho em curso com o INL- Laboratório Ibérico de Nanotecnologias para acolhimento de jovens empresários com projetos neste ramo.
Luís Moreia (CP 8078)