Um homem, de 60 anos, foi detido pela GNR, este domingo, em Melgaço, por posse ilegal de arma e por a usar com uma taxa de álcool no sangue superior a 1,2 gramas por litro de sangue.
Num comunicado enviado esta segunda-feira às redacções, os militares contam que tiveram conhecimento da situação graças a uma denúncia que dava conta de que estava um homem na rua “a efectuar disparos com uma arma de fogo”.
De imediato, os elementos da Guarda deslocaram-se ao local onde encontraram um suspeito com uma caçadeira e sem licença para a mesma. No local, não houve registo de feridos na sequência dos disparos.
“A caçadeira utilizada, sem qualquer documentação, estava guardada no seu veículo, e tinha dois cartuchos no interior, um deles deflagrado e o outro pronto a ser disparado. No local, foi possível apurar que existia um forte cheiro a pólvora e que a arma ainda se encontrava quente”, pode ler-se na referida nota.
Mais, segundo a autoridade, o suspeito “exalava um cheiro forte a álcool”. Tendo sido submetido ao teste do álcool, ficou apurado que o homem acusava uma taxa superior a 1,2 gramas por litro de sangue.
No âmbito da detenção foi realizada uma busca domiciliária, na qual foi apreendido: uma arma de caça de calibre 12; cinco zagalotes e 269 cartuchos de calibre 12.
O detido, que já possui antecedentes criminais por condução sob influência do álcool, permanece nas instalações da GNR até ser presente esta terça-feira ao Tribunal Judicial de Melgaço para conhecer eventuais medidas de coação.