Milhares e milhares de pessoas arriscam a vida numa corrida desenfreada para tentarem chegar ao aeroporto de Cabul, no Afeganistão, e a partir daí conseguir sair do país a bordo de um qualquer voo ocidental.
O desespero tomou conta de tantas pessoas, gerando uma situação de tal forma caótica que foi possível ser registada em imagens de satélite.
Os talibãs pediram aos cidadãos esta semana para não se deslocarem até ao aeroporto, o que junto com o curto tempo para completar as retiradas faz muitos países temerem que os seus cidadãos ou colaboradores afegãos fiquem retidos no país a partir de 31 de Agosto.
Apesar das pressões europeias, expressas na terça-feira na reunião dos dirigentes do G7, o Governo dos Estados Unidos decidiu manter essa data, considerada uma linha vermelha pelos talibãs para a retirada das tropas estrangeiras.
A entrada das forças talibãs em Cabul, em 15 de Agosto, pôs fim a uma campanha militar de duas décadas liderada pelos Estados Unidos e apoiada pelos seus aliados, incluindo Portugal.
As forças de segurança afegãs, treinadas pelos militares estrangeiros, colapsaram antes da entrada dos talibãs na cidade de Cabul.
Redacção com MultiNews