Praticamente todos os dirigentes concelhios do Partido Socialista no distrito de Braga vieram a público declarar o seu apoio à recandidatura de Joaquim Barreto a presidente da Federação Distrital.
Numa declaração subscrita igualmente por autarcas municipais e de freguesia e por muitos militantes, sublinha-se “a circunstância particular de o PS assumir neste momento funções governativas e de as assumir num contexto invulgar na nossa democracia, facto que implica com novas formas de governação e com a quotidiana procura de equilíbrios e consensos entre os vários actores politico-partidários”.
“É imperativo um acompanhamento sistemático da circunstância política, ao nível das federações, em articulação com os órgãos nacionais do partido e com o secretário-geral”, afirmam os subscritores, ressalvando “a realidade das concelhias e a especificidade de cada uma”.
Invocam, neste contexto, o objetivo do PS para as eleições autárquicas do próximo ano – “ganhar a maioria das câmaras municipais do distrito de Braga” — e afirmam como “necessário trabalhar o distrito numa perspectiva de coesão política em todas as concelhias, designadamente na legitimação estatutária dos seus órgãos naquelas que se encontram em regime de comissões instaladoras”.
“Para agregar todas as sensibilidades e consensos nas novas realidades concelhias e nacionais é necessário uma pessoa que conheça muito profundamente as diversidades de todas elas”, ou seja, “uma pessoa que, a nível partidário, articule muito bem a política nacional com a local”, enfatizam.
Falando ainda do actual presidente federativo e coordenador dos deputados socialistas eleitos por Braga, os subscritores desta declaração de apoio defendem para o cargo alguém que, como Joaquim Barreto, saiba reunir “um grupo de pessoas para representar os órgãos distritais do partido tendo em conta a pluralidade, diversidade e tolerância no exercício da democracia”.
Refira-se, que as eleições para a presidência a ‘Distrital’ do PS/Braga estão marcadas para 5 de Março, altura em que são igualmente escolhidos os delegados ao congresso federativo, a realizar em Barcelos.