Enquanto os incêndios de Valbom (São Pedro), Valbom (São Martinho) e Passô, em Vila Verde, estão em fase de conclusão, em Cabeceiras de Basto, na freguesia de Rio Douro, um fogo de grandes dimensões queima uma extensa área de mato. Os bombeiros começam a dar sinal de exaustão.
Segundo a última actualização da Protecção Civil, os fogos que queimam mato nas três freguesias vilaverdenses, combatidos por 66 operacionais, apoiados por duas dezenas de meios terrestres, estão já em fase de conclusão
Já em Cabeceiras de Basto, a situação é bem diferente. No incêndio de Rio Douro estão empenhados uma centena de operacionais, 31 meios terrestres e quatro aviões de combate a fogos, dois pesados e dois ligeiros.
Também os fogos de Monsul (Póvoa de Lanhoso), Rossas (Vieira do Minho) e Lousado (Famalicão) estão a ser combatidos três meios aéreos.
Em Celorico de Basto e Fafe as chamas continuam a não dar descanso aos bombeiros.
No total, estão a combater os 13 incêndios em curso no distrito bracarense mais de três centenas de operacionais, apoiados por mais de 110 viaturas e 7 meios aéreos.
Em todo o território nacional registam-se seis dezenas de fogos, envolvendo dois milhar de operacionais, cinco centenas de meios terrestre e 20 meios aéreos.
Fernando Gualtieri (CP 1200)
Foto: Tony Dias