Pacientes diagnosticados com esquizofrenia ou transtorno bipolar podem estar a sofrer, na verdade, de um problema imunitário tratável, de acordo com cientistas da Universidade de Oxford, no Reino Unido.
Um estudo publicado na revista Lancet Psychiatry sugere que um em cada 11 casos de psicose pode envolver anticorpos que atacam determinadas partes do cérebro.
Os cientistas analisaram amostras de sangue de 228 pessoas do Reino Unido e acreditam que a descoberta abre novos caminhos para o tratamento de várias doenças do foro mental, escreve a BBC.
Belinda Lennox, psiquiatra da Universidade de Oxford, comandou um grande estudo no Reino Unido: colheu sangue de 228 pessoas que pela primeira vez haviam apresentado uma crise psicótica.
A especialista concluiu que os anticorpos em causa atacaram o receptor NMDA, que ajuda as células do cérebro a comunicarem entre si.
“Pacientes que estão actualmente a ser tratados nos serviços públicos de saúde mental podem ter esses anticorpos e, potencialmente, podem ser tratados de maneira diferente”, disse Lennox à BBC.
FG (CP 1200) com Lifestyle