A PSP deteve esta terça-feira dois homens por desobedecer ao confinamento obrigatório em Guimarães, constante do artigo 3.º do Decreto n.º 2B/2020, de 2 de Abril, que determina a proibição de sair de casa a pessoas infectadas com o novo coronavírus ou sob vigilância activa das autoridades de saúde por terem contactado com alguém nessa condição.
O primeiro caso ocorreu, pelas 17h15, na Rua Associação Artística Vimarenese onde a PSP verificou que um homem, de 33 anos, constava na lista emanada da Direcção Geral de Saúde (DGS), que determinando o confinamento obrigatório no seu domicílio.
Informado que se “encontrava propositadamente na prática de tal comportamento e sabendo que tal conduta incorreria no crime de desobediência, foi o mesmo detido e deslocado para o seu domicílio”, afirma a Polícia em comunicado.
No mesmo comunicado, a força de segurança refere que abordou um outro homem, com 50 anos, na Rua José Ribeiro de Freitas apesar do confinamento obrigatório na sua residência imposto pela DGS.
“Quando questionado sobre a sua permanência na via pública, referiu que se tinha deslocado à habitação do seu filho”, conta a PSP, tendo sido informado pelos elementos policiais que se encontrava a desobedecer à obrigatoriedade de confinamento obrigatório.
Foi detido e deslocou-se voluntariamente para casa, sendo advertido que só poderia ausentar-se após a autorização da Delegada de Saúde.