Dois pescadores morreram este sábado depois da embarcação de pesca ao choco ter naufragado na praia da Costa Nova, em Ílhavo. Um terceiro tripulante sobreviveu sem ferimentos.
O comandante dos bombeiros de Ílhavo Carlos Mouro adiantou à SIC Notícias adiantou que o pescador sobrevivente não quis qualquer tipo de apoio.
O alerta foi dado pelas 07h10, através de uma chamada telefónica para a Polícia Marítima feita pelos tripulantes da embarcação ‘Boa Vida”’
“Eles estariam numa situação de emergência e pediam socorro e a chamada foi interrompida abruptamente”, disse o comandante.
A Capitania do Porto de Aveiro enviou para o local a embarcação da Estação Salva-vidas de Aveiro e uma embarcação da Polícia Marítima, tendo sido também acionado um helicóptero da Força Aérea e o navio patrulha ‘Cacine’.
“Quando chegámos ao local, verificámos que havia mais embarcações na área a fazer buscas e começámos a fazer buscas em terra e no mar e por volta das 08 horas os corpos foram recuperados na linha de água, já sem vida”, adiantou o comandante Luciano Oliveira.
Os cadáveres dos dois pescadores foram encaminhados para o Gabinete Médico-Legal de Aveiro.
Quanto às causas do acidente, Luciano Oliveira avança que os pescadores “estariam a largar ou recolher redes próximo da rebentação, muito junto à praia, e foram surpreendidos pelas ondas”.
“A primeira informação que a Polícia Marítima recebeu é que não teriam coletes, mas neste momento os pescadores estão a dizer que tinham coletes”, adiantou o mesmo responsável. A embarcação estaria à pesca de choco.
Os cadáveres dos dois pescadores foram encaminhados para o Gabinete Médico-Legal de Aveiro.
FG (CP 1200) com SIC Notícias