O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou esta quinta-feira que o seu encontro com o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, será a 12 de Junho em Singapura.
“O muito aguardado encontro entre Kim Jong Un e eu vai acontecer em Singapura a 12 de Junho. Ambos vamos tentar fazer dele um momento muito especial para a Paz Mundial”, escreveu Donald Trump na conta oficial do Twitter.
O anúncio é feito depois de Pyongyang libertar três cidadãos norte-americanos que estavam detidos na Coreia do Norte.
Depois de anos de tensões e sanções cada vez mais rigorosas sobre os programas nucleares e de mísseis da Coreia do Norte, o diálogo com a península rapidamente acelerou, e com vários interlocutores.
Esta terça-feira, Kim Jong-un encontrou-se com o presidente chinês Xi Jinping na China — pela segunda vez em seis semanas. Pequim faz questão de evitar ser deixado de fora das manobras diplomáticas que levaram ao encontro histórico de Kim, no mês passado, com o presidente sul-coreano, Moon Jae-in, e do seu esperado encontro com Trump.
Esta quarta-feira teve lugar uma cimeira trilateral, a primeira em mais de dois anos, entre os três vizinhos do nordeste da Ásia. Neste encontro, os líderes do Japão, China e da Coreia do Sul demonstraram o seu apoio ao acordo alcançado entre Pyongyang e Seul sobre a “total desnuclearização” e a paz duradoura na península coreana, comprometendo-se a cooperar para alcançar tais objectivos.