Num investimento meio milhão de euros, acaba de ser lançada em Portugal pela dstelecom (grupo DST, de Braga) a primeira loja de telecomunicações que permitirá aos utilizadores aderir exclusivamente online aos serviços de fibra óptica comercializados por vários operadores nacionais.
A loja ‘GetOn’ vai começar por actuar em zonas de baixa densidade populacional, “com o propósito maior de contribuir para a promoção serviços de telecomunicações suportados exclusivamente por fibra óptica”, explica a dstelecom numa nota à imprensa.
“Este marketplace vai promover e potenciar o acesso a serviços de banda larga e permitir que as populações das zonas de baixa densidade populacional tenham a mesma qualidade de serviço e diversidade de oferta que as populações residentes nas zonas urbanas, contribuindo assim para a redução das assimetrias regionais e para a igualdade social, evitando o êxodo rural e até suportando a atracção de investimento e pessoas para estes territórios”, garante Ricardo Salgado, CEO da dstelecom, citado no comunicado.
A ‘GetOn’ está preparada para alargar o âmbito de actuação a todo o país ao poder integrar infra-estruturas de outros operadores, bem como diferentes ofertas.
O conceito pioneiro deste marketplace de telecomunicações, que integra ofertas de serviços de vários operadores suportados por diferentes infra-estruturas e onde o processo de adesão é simples e intuitivo para o utilizador tem, de acordo com a empresa, despertado o interesse de operadores internacionais, havendo já contactos para estudar a possibilidade de alargar a plataforma a outras geografias.
Numa só plataforma passa agora a ser possível, sem qualquer custo para o utilizador, verificar a cobertura de rede de fibra na sua morada, consultar pacotes de vários operadores, aderir online ao serviço que mais lhe convier e, ainda, consultar o estado dos pedidos em tempo real.
Ricardo Salgado explica que “as vantagens são imensas, desde a sustentabilidade que uma loja online traz, com redução efectiva de custos e capacidade de chegar mais longe, à comodidade para o utilizador de poder numa única plataforma conseguir ter acesso a pacotes comerciais de vários operadores em simultâneo, sem sair de casa”.
Apesar de se tratar de uma plataforma online, a ‘GetOn’ está preparada para dar resposta a pedidos de ajuda e esclarecimento de dúvidas ao longo de todo o processo de adesão: “Estamos conscientes de que as zonas onde a ‘GetOn’ vai, para já, actuar têm uma grande percentagem de população info-excluída e, precisamente por isso, não queremos deixar de dar resposta às suas necessidades. Preparamos uma equipa de suporte ao cliente que, via telefone, dará o acompanhamento necessário a todos aqueles que precisarem”, refere o CEO.
A dstelecom refere ainda que esta é um projecto que surgiu de uma necessidade identificada no mercado em pleno contexto de pandemia Covid-19, facilitando, assim, o processo de adesão a serviços de fibra.
“Verificamos que houve uma grande deslocação de pessoas para o interior do país e mesmo para locais mais remotos durante a pandemia, o que obrigou a uma maior procura por serviços de banda larga”, sublinha Ricardo Salgado.
Recorde-se que a dstelecom já garante uma infra-estrutura de rede que cobre mais de 550 mil famílias em Portugal, distribuídas por mais de um terço do território nacional. Até ao final do corrente ano a empresa espera chegar às famílias de 130 concelhos.
De notar que a dstelecom é um operador grossista de telecomunicações responsável pela construção e gestão da primeira e maior rede de fibra ótica FTTH multi-operador da Europa, disponível para todos os operadores de telecomunicações.
A dstelecom nasceu em 2008 com a missão de eliminar as barreiras geográficas e permitir que todos os portugueses – do litoral ao interior – tenham a mesma oportunidade de interagir com o mundo através das auto-estradas digitais.