A ligação da EN101 com a EN14, conhecido por Nó de Infias, em Braga, a intervenção na EN201 e Variante à EN101, em Vila Verde, e a requalificação da EN307 Terras de Bouro são alguns dos projectos rodoviários que o Governo considera “prioritários”.
Estas intervenções, aprovados em ano de Autárquicas, constam da resolução que o Conselho de Ministros aprovou antes do ‘chumbo’ da moção de confiança, esta terça-feira. Agora, com as Legislativas de Maio à porta, resta saber se um próximo Executivo vai ou não manter estas prioridades, sobretudo se for socialista.
Na lista das 30 obras prioritárias, estão incluídas, por exemplo, as intervenções n o IP3 e no IP2, conferindo-lhes o perfil de auto-estrada.
O diploma mandata a Infra-Estruturas de Portugal para “que proceda ao desenvolvimento das acções necessárias à concretização de um conjunto de projectos de infra-estruturas rodoviárias prioritários”, sem, contudo, referir o custo dos investimentos a realizar, nem a forma como serão financiados.
Tirando as obras previstas no Plano de Recuperação e Resiliência, não há fundos europeus para a rodovia. O Governo pretende, no entanto, que seja avaliada “a materialização dos principais eixos rodoviários em modelo de PPP”.
OBRAS PRIORITÁRIAS
Uma parte dos projectos diz respeito às obras abrangidas no PRR, prevendo-se a reprogramação e garantia das condições de financiamento:
IC35 entre Rans e Entre-os Rios;
Variante à EN222 de ligação da A32 a Castelo de Paiva,
Variante à EN321-2 na zona de Baião e Lodão e
Variante à EN103 prevista no troço entre Vinhais e Bragança;
AUMENTO DA CAPACIDADE DAS VIAS
Aumento da capacidade do IP8 (A26), dando continuidade aos investimentos em curso no corredor Sines a Beja, tendente a uma ligação em via dupla até Beja;
Para melhoria das condições de segurança e circulação é prevista a concretização em perfil de auto-estrada de todo o troço do IP3 entre Souselas e Viseu, que inclui a duplicação do troço entre Santa Comba Dão e Viseu cuja obra está já prevista ser iniciada no decorrer do presente mês.
ADAPTAÇÃO, REQUALIFICAÇÃO E ALARGEMTENTO
Ponte sobre o Rio Maçãs na EN/ER218;
A ligação da EN101 com a EN14, designado por Nó de Infias;
O acesso ao terminal ferroviário de Alfarelos a partir da EN341;
EN222 entre Bateiras e São João Pesqueira;
IC2 entre Pombal e Rendinha;
EN307 Terras de Bouro;
EN233 entre Guarda e Sabugal;
Ligar o IC35 à EN106 em Rans;
IC8 entre Pombal e Vila Velha de Ródão;
Requalificação do troço da EN224-1;
Ligação da Via Lordelo -Codal ao nó da A32.
CONCRETIZAÇÃO DE VARIANTES
Variante da EN210;
Concretização do segundo troço da Via do Tâmega entre Corgo e Arco do Baúlhe (A7);
Finalização da ligação da Variante à EN326 entre Santa Maria da Feira a Arouca;
Intervenção na EN201 e Variante à EN101 em Vila Verde;
NOVAS VIAS
Ligação transfronteiriça IC31 entre Castelo Branco e Monfortinho;
O IC35 que liga Sever do Vouga à A25; o IC6 entre Tábua e Folhodosa;
Conclusão do corredor da A13/IC3 que incluí os troços entre Vila Nova da Barquinha (A23) e Almeirim e entre Coimbra e o IP3;
A ligação do IP2 em Trancoso à A24 na zona de Lamego, com a execução do IC26;
O IC9 entre Abrantes e Ponte Sor;
O troço do IC11 em Lourinhã;
IC13 ligando Montijo, Coruche, Mora, Ponte Sor e Alter do Chão;
IP2 em perfil de auto-estrada entre Portalegre e Estremoz;
Estudo da ligação Algés/Trafaria.
Eixo Rodoviário Aveiro – Águeda também prioritário por integrar PRR, e que passará a designar-se como EN 235 após a sua construção.
Com ECO